Gira todo sábado, a partir das 16hs. TODOS OS NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO GRATUITOS.
Gira todo sábado, a partir das 16hs. TODOS OS NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO GRATUITOS.
A preparação para a gira de umbanda começa bem antes do horário de início dos trabalhos. Você, que participará da corrente, ou seja, que vestirá branco, precisa ficar sem comer carne vermelha, sem sexo nem bebidas alcoólicas 24h antes do início dos nossos trabalhos, é o chamado “preceito”. Entretanto somente isto não basta. De nada adianta cumprir o preceito corretamente e nos outros dias da semana ter uma conduta imoral, desrespeitar o próximo, ou até mesmo dentro da gira promover a desunião ou sentimentos ruins. Você não deixa de ser médium de umbanda quando pisa fora do terreiro, e precisa levar o que aprendeu para todos os lugares, inclusive ajudando a desmistificar a visão deturpada que muitos têm da religião.
Ao chegar no Terreiro para um dia de trabalho, evite conversar sobre assuntos do dia a dia, seus problemas, suas amarguras, ou mesmo as amarguras de outras pessoas. O simples fato de evitar conversas sobre doenças, problemas, dificuldades, etc., já será um primeiro passo para sua melhora, mesmo que você esteja passando por problemas que julgue "escabrosos". Quanto mais pensamos nos problemas, mais os solidificamos à nossa volta. Então, para que a resolução desses problemas seja mais fácil, é preciso que você treine sua mente não somente pensando neles, mas buscando ajuda para si, de forma que os problemas vão deixando de existir na medida em que você cresce espiritualmente.
Desde sua chegada, procure entrar em contato com a egrégora, ou seja, energia que ali existe, e que foi criada por todos os espíritos, encarnados e desencarnados, que estão lá. Para isso, prefira o silêncio aos papos desnecessários, a observação de seus próprios processos mentais, ao invés de ficar observando o comportamento alheio, mesmo que de seus irmãos de corrente. Cabe ao nosso dirigente verificar se as condutas de todos estão ou não em acordo com o que pretende o terreiro e seus mentores espirituais.
Nesse estado de introspecção, de preferência de olhos fechados, tente ir sentindo o que ocorre “no ar", espiritualmente, não fisicamente. Relaxe o máximo que puder e tente, com isso, expandir sua sensibilidade para outros planos. Você pode, durante esse processo, ir tentando contato com suas entidades protetoras e guias - ainda que sem incorporações -através de orações, por exemplo, apenas para que elas se acheguem a você e estejam tão próximas quanto possível durante todo o tempo de gira.
Faça isso e, talvez não consiga na primeira ou segunda vez, mas chegará a um ponto em que sentirá a presença deles quase que fisicamente, se bem que alguns prefiram se fazer notar transmitindo-lhe mentalmente, ou através do seu ponto cantado ou algo mais que os identifiquem. Só você é quem vai, na medida em que isso for sendo treinado, sentindo mais e mais. E veja bem: ANTES MESMO DE SE INICIAR A GIRA.
Saber usar a egrégora do Terreiro com a finalidade de melhorar seus dons é coisa que poucos fazem. Acontece que essa egrégora, sendo uma energia forte, facilita esse intercâmbio entre você e o mundo astral que circunda nosso terreiro através dos vínculos que essa egrégora tem com todas as entidades que lá trabalham. Essa simples mudança de comportamento antes das giras pode melhorar todos os seus processos mediúnicos e o andamento dos trabalhos.
Mantenha-se o mais possível, em estado de relaxamento mental, tentando recriar mentalmente a imagem do que cada ponto cantado diz. Os pontos cantados têm, como objetivo primeiro, o de desviar a atenção dos médiuns dos problemas que o envolvem no dia a dia e concentrar suas mentes nos rituais que vão se proceder. Tente mentalizar os acontecimentos que ele descreve, por exemplo:
"Defuma com as ervas da Jurema
Defuma com arruda e guiné
Benjoim alecrim e alfazema
Vamos defumar filhos de fé"
Durante um Ponto Cantado como este, sua mente deverá, ao invés de ficar prestando atenção na saia da amiga ou no pé do outro médium, estar mentalizando, por exemplo, energias negativas sendo levadas pela fumaça que sai do turíbulo. Ao ser defumado(a), mentalize que nesse "banho de fumaça" está recebendo uma nova energia e que estão saindo de você todos os desconfortos físicos e mentais que podiam estar lhe acompanhando até então.
Você pode mentalizar, por exemplo, imagens de pai Oxalá se aproximando do terreiro e dos médiuns e cobrindo-os com uma espécie de manto de luz. Lembre-se de que, mesmo que isso não esteja acontecendo no astral, você estará criando para si o pensamento positivo que atrairá, pelo menos para você, energias de luz como a que está criando mentalmente. Se todos os médiuns forem treinados igualmente, é claro que esse pensamento vira uma egrégora e a influência da energia criada será muito mais forte sobre todos.
Por que eu devo fazer isto?
1ª vantagem: Sua mente estará sempre ocupada com pensamentos e mentalizações positivas, evitando se deixar levar pelo cotidiano ou mesmo por pensamentos e fixações negativas;
2ª vantagem: Sua mente estará criando condições que propiciem a criação de energias de teor positivo que fatalmente agirão sobre sua própria mente, seu corpo físico e seu estado psíquico;
3ª vantagem: Como sua mente vai estar voltada para criações de imagens de teor positivo, mesmo com o relaxamento de sua aura as entidades de menor evolução terão dificuldade ou mesmo ficarão impossibilitadas de nela penetrarem, o que por si só, já será um filtro contra o baixo astral;
4ª vantagem: Sua mente estará sendo trabalhada em cada sessão, por você mesmo, ainda que não perceba de imediato, para focalizar planos e energias de cada vez mais alto teor vibratório, o que equivale a dizer que estará ampliando seu padrão vibratório e, nesse caso, sintonizando-o, pouco a pouco, com energias e entidades pertencentes a níveis superiores de evolução.
É claro que essa sintonia com os níveis superiores não se dará de uma hora para outra,– levará mais tempo ou menos tempo, de acordo com seu próprio esforço, e desenvolvimento natural.
Você sempre será aquilo que mentaliza ser. Os caminhos de sua vida, tanto materiais como espirituais, poderão e deverão estar sob seu comando desde que você se aperceba claramente disso e ponha "mãos à obra" no sentido de sua evolução.
1- Trabalhar com amor, pois, sem amor, não existe Umbanda!
2- Deixar seus problemas pessoais de lado quando for trabalhar em dias de atendimento ao público; neste dia, você é um instrumento de Olorum e deve praticar, sim, a caridade de não vibrar energias negativas durante o trabalho e, acima de tudo, confiar em sua espiritualidade com alegria e a certeza de que tudo dará certo em sua vida.
3- Ter zelo pelo terreiro que o acolheu, pois este terreiro é o seu lugar santo, onde poderá sempre buscar Axé, proteção e tudo mais o que se busca no lado espiritual.
4- Respeitar os dirigentes do terreiro, pois, sem eles, não haveria trabalho e nem terreiro para você praticar sua espiritualidade.
5- Não tenha melindres e nem busque conflitos dentro do terreiro, quem sai prejudicado sempre é você.
6- Não tenha preguiça, a preguiça é a armadilha para que você não faça o que lhe foi determinado e fique com os campos abertos para qualquer energia negativa entrar em sua vida.
7- Não julgue e nem despreze irmãos de corrente, pois desestrutura o trabalho do terreiro e causa conflitos desnecessários que não levam a nada, só ao negativismo e à intolerância entre irmãos.
8- Confie plenamente nos trabalhos do terreiro e nas decisões de quem os comanda, caso não seja possível, procure outro terreiro que se afinize com sua verdade de trabalho e sua filosofia.
9- Lembre-se que você não é mais importante ou mais especial que ninguém, você é um trabalhador que deve se colocar em sua posição e assumir as responsabilidades que lhe foram confiadas. Quando isso ocorre, não terá tempo para criticar o trabalho alheio e será um trabalhador eficiente e de confiança dos dirigentes do terreiro.
10- Estude muito! Porém, não confunda conhecimento com sabedoria. Você pode estudar por anos a fio e só será sábio mesmo se usar estes conhecimentos adquiridos para sua vida e nunca para diminuir os irmãos ou os dirigentes que não seguiram sua linha de estudo, mas que trabalham com dedicação e com muito amor, os tornando sábios em seus afazeres.
11- Siga sempre a hierarquia de trabalho de seu terreiro, não queira fazer mais do que lhe mandaram, pois, com certeza, estará entrando no campo de outro irmão que também estará cumprindo seus afazeres.
12- Em um terreiro, não existe quem faz mais ou quem faz menos. A partir do momento que você achar que um irmão está fazendo menos, com certeza seu ego está achando que você está fazendo muito melhor e muito mais do que devia fazer. Seja mestre naquilo que lhe foi designado e deixe os irmãos evoluírem conforme seus ritmos naturais.
13- Médium é mediador, portanto, ele é um meio entre este mundo e o outro e jamais deverá colocar seu racional e suas vontades acima da vontade de Deus e suas divindades, e sempre terá que entender que são instrumentos e não o poder em ação. Com estas simples regras, notaremos uma melhora sem igual tanto para cada médium, como para a corrente de trabalho como um todo de um terreiro.
Tenda de Umbanda Estrela de Olorum
Rua Gomes 92, Vila Diva - São Paulo, 03373-120
CNPJ: 48.628.461/0001-30
Copyright © 2022 Tenda de Umbanda Estrela de Olorum – Todos os direitos reservados.
Filiado na Federação Umbandista do Grande ABC
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.